Crítica da "notícia"- De olho em Noblat e outros

Este blog foi criado com um objetivo: avaliar, criticar, elogiar, e tecer todo tipo de comentário sobre a mídia virtual que cobre o notíciario político. Esta modalidade de blogs vem crescendo ( Noblat, Moreno, Josias, Fernando Rodrigues, etc...) e o número incontável de "jornalistas" que surgiram na mídia nacional neste momento de crise confunde e muitas vezes manipula a informação, misturando fatos com opiniões, mentiras com verdades ou apenas e tão somente a famosa bullshit!

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Blog do Noblat - A "Lista de Furnas"

Após longo e tenebroso inverno estou de volta. Peço desculpas aos leitores do Blog ( que atualmente não devem mais le-lo devido a falta de atualização) mas questionei e continuo questionando a eficiencia de um blog como real meio de comunicação. Mas após todo o questionamento, não pude ficar parado diante da desfaçatez que mais uma vez se apresenta de maneira gritante aos olhos dos leitores mais atentos. Refiro-me a esta notícia publicada por Ricardo Noblat em seu Blog. Confiram:


A "Lista de Furnas"
- 02/02/2006
es reclamam do fato de este blog não ter publicado até aqui a lista dos políticos que supostamente teriam se beneficiado do caixa 2 de Furnas.

Notícias a respeito da lista e do que disse sobre ela o ex-deputado Roberto Jefferson foram publicadas, sim. E continuarão a ser.

O que há até agora é uma cópia da suposta lista em poder da Polícia Federal e correndo por aí pela internet. Seu autor nega. O original não apareceu. E a polícia ainda não concluiu se a cópia é autêntica ou forjada.

A história política brasileira está repleta de falsos documentos pelo menos dos anos 30 do século passado para cá.

Durante mais de um ano, por exemplo, a mídia publicou notícias a respeito do Dossê Cayman - uma suposta conta bancária no exterior onde políticos de peso teriam depositado sobras de campanha.

Descobriu-se depois que o Dossiê era falso. E que a conta jamais existira.

É por isso que estou sendo cauteloso ao tratar da "Lista de Furnas".



Noblat não poderia estar mais correto. Acusações falsas pululam na mídia diariamente, principalmente em tempos atuais. Ele deu o exemplo do "dossiê Caymã", poderia ter dado outros inumeros exemplos. Interessante é perceber como ele esta dando exatamente o exemplo que toda cúpula tucana esta usando. A mesma versão, "ipsis literis", apenas que, no caso de Noblat, ele não nega a acusação, apenas a coloca sob grande suspeição como sendo "mais uma invenção". Parece-me que Noblat finalmente leu nossa constituição, e lá descobriu que neste País todos são INOCENTES até que se prove o contrário.

Infelizmente no entanto Noblat acha que a constituição foi escrita apenas para alguns poucos privilegiados, pois o tratamento que dispensa a outro partído claramente não é o mesmo. Quando Dirceu negou o mensalão, quando Lula negou conhecer o esquema e quando todos os aliados negaram e negam que existe o tal mensalão, mesmo antes das investigações, Noblat já falava em alto e bom som: "Mentira... os petistas só fazem mentir" ou seu sarcástico "então, tá".

É realmente deplorável assistir esse espetáculo as avessas. Fico bestificado em como um jornalista que ataca ferozmente um partido, mesmo antes que se prove algo contra ele, mesmo antes de se concluirem as investigações, pode mal se dar ao trabalho de publicar opiniões sobre o caso envolvendo outro partido, e como justificativa usar EXATAMENTE a versão que a cúpula do réu utiliza! Ou será que ele esqueceu quantas vezes o PT não foi alvo de acusações infundadas e teve sua imagem destruida por isso?? Ou será que toda denuncia contra o PT era verdadeira e agora as contra o PSDB são falsas?? E a pergunta que não quer calar: Será que o PT é um tipo de "cidadão de segunda classe" do carnaval midiatíco, não tendo o mesmo direito que os outros? Noblat fica nos devendo melhores explicações por enquanto...

8 Comments:

Anonymous Zantonio said...

O GUil Mello: Porque V. não faz uma correspondencia oficial à Bahiatursa e pergunta quanto custa por mes aquele banner que tem em cima do blog do NOBLAT?

5/2/06 20:26  
Anonymous Anônimo said...

Ai, que está a questão. Porque os mulas não convoque o tal de Monteiro, ele está doidinho da silva para esclarecer as dúvidas sobre o DISMÃO.

9/3/06 20:14  
Anonymous marconi said...

É a velha "imparcialidade" de nossa imprensa. As eleições estão se aproximando e o bombardeio se tornando mais intenso. Parabéns pelo blog! Te convido a passar aqui: http://marconileal.zip.net/ Abraços!

31/7/06 17:34  
Anonymous soldadonofront said...

Xiiiii,

A lista de Furnas do Noblablat deve ter Lula, Dirceu, Delubio, etc.

É mais confiavel e firme que prego em bosta.

7/8/06 22:20  
Anonymous Anônimo said...

// GALERIA DOS GOVERNADORES DE SP \\
- UMA HOMENAGEM A GERALDO MALUF -

http://www.freewebs.com/galeriasp/

18/10/06 11:03  
Anonymous Aline said...

É muito importante que nos cadastremos como fiscais pra garantir que não haja fraude nas urnas!
A nossa obrigação não pode se restringir ao voto! vamos fiscalizar nessas eleições! Cadastrem-se em suas cidades!
no DF:
http://www.ptdf.org.br/fiscais.asp

26/10/06 17:51  
Anonymous Anônimo said...

Ditador Lá e Ditador Aqui !!
Esse é Hugo Chávez
Ditadores disfarçados de Socialistas!!

Muito interessante as atitudes do DITADOR Hugo Chávez no Brasil.
Ele se acha tão poderoso, que se acha no direito de criticar a liberdade de imprensa e um veículo de comunicação no País dos outros.
Na verdade esse ditador só não faz retaliações as Organizações Globo, porque ainda não tem poder para tanto.
Quero ressaltar que não estou aqui para defender as organizações Globo, mas quero com isso pedir a união dos meios de comunicação no Brasil, para que ditadores como esse não comprometa a libertade de imprensa e nossa democracia.
Mas em seu País, ele já estar fazendo isso, acabando com a liberdade de imprensa e a democracia.
O mundo precisa ficar de olho neste Ditador que tem de certa forma o apoio de Lula e deste PT com essa esquerda de ditadura disfarçada de democracia socialista.
Na verdade o Brasil pouco tem a ganhar com esses visinhos.
Exemplo: A Argentina recentemente reclamou do Brasil no tribunal internacional, e o Sr. Celso Amorim ainda achou normal que Argentina reclamasse lá e não dentro do Bloco do Mercosul.
No entanto, o Governo Lula preferiu reclamar dentro do Bloco, aceitando inclusive as ameaças e ser desafiado por Bolívia e mesmo assim não achou necessário que o Brasil fosse reclamar na OMC.
Afinal que Governo é esse que acha e aceita que nossos visinhos tenham mais direitos que o Brasil.
Minha modesta opinião.
Outra coisa, O Lula, + Seu PT, sempre criticaram a Ditadura Militar no Brasil, mas não são corajosos o bastante, para criticar o Ditador Hugo Chávez.
Talvez não seja falta de coragem, e sim omissão e concordãncia com as atitudes do Ditador.
O Perigo é que o Diatdor avança em suas metas, e para tanto busca aliados dentro do Mercosul.

20/1/07 12:32  
Anonymous Anônimo said...

Hola,

la verdad es muy simples: Evo Morales y Hugo Chavez faz lo que quer con brasil, y su presidiente y brasileños idiotas ainda baten palmas para los ditador.

Evo Morales tomou na marra petrobras y su presidiente Lula y braisleños engoliran muy calados.

Evo Morales va la tomar su provincia de ACRE y su presidiente y brasileños idiotas ainda van bater palmas para los ditadores.

La verdad es muy simples; Hugo chávez y Evo Morales , fazen y dizen lo que quer, y su presidente y brasileños idiotas ainda baten palmas.

logo, logo Hugo chavez y morales va la fechar prensa brasileña.

Perdón la sinceridad y portuñol.

Esteban
Córdoba
Esteban Crustille

1/6/07 22:36  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home